Forte chuva tomou as ruas de diversas cidades, como Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos e Itapema. Há relatos de feridos, casas atingidas e pessoas mortas!
Milhares de pessoas estão desabrigadas, entre elas crianças, gravidas, deficientes, passando fome, necessidades, até morrendo por falta de ajuda humanitária, é de partir totalmente o coração!
Pessoas comuns, que acordam cedo para trabalhar e ganham uma miséria que mal dá para sobreviver, e agora veem tudo que construiram perdido.
As ruas de diversas cidades em Santa Catarina amanheceram alagadas nesta quinta-feira (16), em razão da forte chuva que atinge o litoral norte do Estado desde a noite de quarta (15). A água causou alagamentos em Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itajaí e Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, e Florianópolis.
Em boletim divulgado às 15h, o corpo de Bombeiros do Estado informou que foram registradas 123 ocorrências relacionadas ao evento climático, com o atendimento a 2442 pessoas.
Há bloqueios em importantes vias dos municípios, inclusive as que dão acesso às praias, e relatos de carros submersos. Parte da estrutura do quartel do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC) em Governador Celso Ramos desabou com a intensidade da água. A corporação não informou se há feridos, mas salientou que os materiais estão sendo retirados do local.
As prefeituras Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos e Itapema decretaram situação de emergência em decorrência dos alagamentos.
O prefeito de Itapema postou um vídeo no Instagram em que aparece com água batendo na altura do peito na rua. Joinville e Porto Belo também registram água acumulada nas vias.
Entre as ocorrências, destacam-se pessoas ilhadas em suas residências, gestantes em trabalho de parto, entre outras situações, especialmente nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema.
Até o momento, já foram atendidas mais de 640 ocorrências, além de outras que continuam chegando à nossa central de atendimento — afirmou o tenente Levi Garcia Ribeiro, do 13º Batalhão de Bombeiros Militares de Santa Catarina.
Situação de emergência
O decreto de Balneário Camboriú desencadeia o Plano Emergencial de Respostas aos Desastres da Defesa Civil e convoca voluntários para reforçar as ações de resposta. A prefeita Juliana Pavan (PSD) deve divulgar um vídeo com detalhes nas redes sociais.
As primeiras informações, conforme o site da prefeitura, são de que as principais avenidas da cidade estão interditadas. Todos os bairros estão com pontos de alagamento registrados.
Na Rua Pica-pau, uma família precisou sair de casa devido à situação crítica. Para atender a população, estão sendo providenciados três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra. A orientação é de que os moradores evitem sair de casa.